A energia solar é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável e sustentável.

Energia solar fotovoltaica é a conversão direta da luz do sol em energia elétrica, realizada por meio das placas solares e demais equipamentos que compõem os sistemas solares fotovoltaicos.

Geração Solar

O funcionamento de um sistema de energia solar começa com o conjunto de placas de energia solar, que faz com que a energia seja transportada até o inversor solar, que converte a luz do sol em energia elétrica.  Quanto maior a incidência direta da radiação solar, maior será seu rendimento.

Como resultado temos a liberação de corrente elétrica contínua, captada pelos filamentos condutores dos módulos fotovoltaicos.  Como cada casa ou empresa consome uma quantidade específica de energia, o projeto de energia solar é feito de forma exclusiva para cada um.

Conversão Elétrica

Toda a carga gerada é enviada ao inversor de frequência, que converte essa energia (corrente alternada e contínua) e a distribui pelo quadro de força para ser consumida normalmente nas tomadas.

O sistema funciona com a luz solar, portanto sua geração oscila conforme a posição do sol no céu, apresentando maior geração ao meio dia e cessando a produção durante à noite.

Créditos Energéticos

Com o sistema de troca de energia existente, o poste da distribuidora funciona como uma bateria, que recebe energia do gerador e fornece nova energia quando necessário.

Toda energia que o sistema fotovoltaico injetou na rede se converte em créditos energéticos que podem ser utilizados para abater na conta o que foi consumido da distribuidora.  O crédito que sobrar é válido por 5 anos.

Como os sistemas são projetados para gerar toda a energia necessária para ser consumida pela família, no final esse balanço é sempre positivo e a conta de luz é reduzida em até 95%.